Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente português chega ao Rio e evita falar sobre almoço cancelado com Bolsonaro

    Marcelo Rebelo de Sousa deve se encontrar com os ex-presidentes Lula (PT) e Michel Temer (MDB)

    Da CNN

    Em São Paulo

    Ouvir notícia

    O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegou neste sábado (2) ao Rio de Janeiro. Segundo o governo português, o chefe de Estado deve se encontrar com os ex-presidentes Lula (PT) e Michel Temer (MDB).

    A princípio, a previsão era de que Rebelo de Sousa almoçasse com Jair Bolsonaro (PL). Na sexta-feira (1), o presidente brasileiro anunciou o cancelamento do encontro. Bolsonaro disse que tomou a decisão por causa da reunião do português com Lula.

    Questionado se já havia recebido algum comunicado oficial do governo brasileiro e se irá ou não a Brasília, Rebelo de Sousa disse: “Eu tenho o programa que tenho. Eu naturalmente farei, para já, o programa inicial. Em relação ao resto, vamos aguardar”.

    O chefe de Estado português também deve participar das celebrações pelo centenário da travessia do Atlântico e comparecer à Bienal do Livro, em São Paulo.

    Na noite de sexta-feira (1º), enquanto aguardava para embarcar ao Brasil no Aeroporto de Lisboa, o presidente português disse que “quem convida para almoçar é quem decide se quer almoçar ou não”.

    Ao ser perguntado se a decisão de Bolsonaro poderia prejudicar as relações entre os países, Rebelo de Sousa ressaltou que “as relações entre Brasil e Portugal são entre povos”.

    De acordo com fontes do governo brasileiro ouvidas pela CNN em Brasília, a decisão gerou estranheza dos diplomatas envolvidos na negociação.

    *Com informações de Leandro Magalhães

    Mais Recentes da CNN