Lula vai à Itália neste sábado (11) para o Fórum Mundial da Alimentação

Na volta ao Brasil, o presidente tem assuntos importantes a resolver: as alternativas à derrubada da MP do IOF e a indicação para o STF

Leonardo Ribbeiro, da CNN Brasil, Brasília
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista  • Ricardo Stuckert / PR
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste sábado (11) para Roma, na Itália, onde participa do Fórum Mundial da Alimentação, evento promovido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

De acordo com o Itamaraty, Lula vai participar da cerimônia de abertura e, na sequência, participará da reunião presencial do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O chefe do Executivo estará também na inauguração do espaço onde funcionarão os mecanismos de apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, antes de retornar ao Brasil, ainda na segunda-feira (13).

A Aliança foi estabelecida como uma proposta da presidência brasileira do G20 para apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza e, ao mesmo tempo, reduzindo as desigualdades.

Na viagem, o presidente deve se encontrar com o papa Leão XIV.

Volta a Brasília

Na volta, tem na agenda discussões com a equipe econômica a questão envolvendo a derrota da medida provisória do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Inclusive, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou agendas nos EUA para cuidar das articulações envolvendo o tema.

Lula também tem pela frente a escolha de um nome para ocupar o STF (Supremo Tribunal Federal), diante do anúncio da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.