Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula vai priorizar América Latina e África em viagens internacionais em 2024, dizem fontes

    No primeiro trimestre, presidente pode ir para Guiana, São Vicente e Granadinas, Etiópia e Egito

    Viagens internacionais de Lula devem focar África e América Latina
    Viagens internacionais de Lula devem focar África e América Latina 20/12/2023REUTERS/Adriano Machado

    Gabriela Pradoda CNN Brasília

    Fontes diplomáticas afirmaram à CNN que o foco da agenda externa do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2024, deverá ser em viagens curtas pela América Latina e África.

    Depois de viajar 23 países no ano passado, o presidente quer aproveitar as agendas externas para marcar presença nos países da região e no continente africano. Em 2023, as visitas priorizaram países da Europa, da América do Norte e da Ásia.

    Roteiro

    Neste primeiro trimestre, Lula pode participar da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade no Caribe (Caricom). O evento acontece em 28 de fevereiro, na Guiana.

    Em seguida, no início de março, o presidente pode ir à Cúpula da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac), na ilha de São Vicente e Granadinas.

    Os dois organismos, assim como o Brasil, foram atuantes na mediação do aumento de animosidades entre Venezuela e Guiana, no fim de 2023. Os temas dominantes nessas cúpulas devem ser meio ambiente, segurança pública e democracia.

    Ainda em fevereiro, conforme antecipou a CNN, o presidente deve ir para o encontro da União Africana, na Etiópia. Nessa viagem ao continente africano, Lula poderá ter uma agenda no Egito.

    Interlocutores do presidente destacam que, depois de um ano para “reposicionar o Brasil em organismos internacionais”, a expectativa é que diversas autoridades europeias também visitem o Brasil, especialmente por causa do G20, sediado em diversas cidades do país.

    Agenda interna

    O foco de Lula, neste ano, está na agenda interna e nas eleições municipais. O presidente começa, nesta quinta-feira (18), viagens pelo Nordeste.

    Amanhã, Lula inicia a agenda por Salvador para uma cerimônia de assinatura de ato referente à implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial do Estado da Bahia.

    Já na sexta-feira (19), às 9h, o presidente participará da cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE),em Recife (PE).

    Em seguida, Lula vai a Fortaleza (CE) para o lançamento da Pedra Fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).