Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 23 milhões de eleitores estão aptos ao voto facultativo em outubro

    Jovens entre 16 e 18 anos, além de pessoas maiores de 70 anos e analfabetos, não são obrigados a votar

    Marcello Sapioda CNN

    Ouvir notícia

    Entre as pessoas que não são obrigadas a votar, mais de 23 milhões de eleitores estão aptos a comparecer às urnas de forma voluntária, segundo dados reunidos pela Agência Brasil.

    Pela Constituição Federal, o voto é facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas, independentemente da idade. Dentro desse universo das pessoas com o voto facultativo, 2.116.781 são entre 16 e 17 anos, 14.893.281 de pessoas com mais de 70 e 6,33 milhões de pessoas que não sabem ler, nem escrever.

    Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de julho, o Brasil possui mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar, sendo 53% do eleitorado de mulheres. As eleições em primeiro turno acontecerão no dia 2 de outubro. Eventuais segundos turnos serão disputados em 30 de outubro. A votação decidirá os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

    Segundo o TSE, o eleitorado está distribuído em 5.570, além de 181 cidades no exterior. A votação vai ocorrer em 496.512 mil seções eleitorais em 2.637 mil zonas eleitorais.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Galeria: os candidatos à Presidência da República

    Mais Recentes da CNN