Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministério da Cultura mobiliza restauradores para recuperar objetos destruídos em Brasília

    "É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado", disse a ministra Margareth Menezes

    Basília Rodrigues

    O Ministério da Cultura acionou uma força-tarefa de restauradores do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico) e do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para recuperar objetos destruídos no Palácio do Planalto após invasão neste domingo (8).

    A ministra Margareth Menezes informou que se reuniu com técnicos nesta segunda-feira (9) e que conta com grupo de especialistas e restauradores de arte de todo o país.

    Menezes classificou momento de “estarrecedor” e contou que recebeu telefonema de Marlova Noleto, diretora e representante da Unesco no Brasil, que se colocou também à disposição para ajudar no trabalho de reparação dos danos.

    A ministra lembrou que Brasília é patrimônio histórico material e imaterial do Brasil.

    “É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado. Um quadro de Di Cavalcanti destruído a facadas revela tamanha ignorância e violência desses atos abomináveis. Brasília é patrimônio histórico material e imaterial do Brasil e vamos trabalhar unidos para a reconstrução de tudo que foi violado”, afirmou em nota.

    Obra de arte danificada após invasão ao Palácio do Planalto
    Obra de arte danificada após invasão ao Palácio do Planalto / Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil