Ministro da CGU diz que decisão sobre CPI do Banco Master cabe ao Congresso

À CNN, Vinicius Marques de Carvalho afirmou que investigações já ocorrem na Polícia Federal e no Banco Central, que foi responsável pela liquidação da instituição

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Marques de Carvalho, afirmou que a decisão sobre a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o caso do Banco Master cabe exclusivamente ao Congresso Nacional.

Em entrevista ao CNN 360°, Carvalho destacou que as investigações sobre o caso já estão em andamento em diferentes instâncias. "Como eu disse, é uma investigação que já ocorre na Polícia Federal, sob supervisão do Ministério Público, do Poder Judiciário e também ocorre no Banco Central, que foi responsável, inclusive, pela liquidação do Banco Master", explicou.

Atualmente, existem duas propostas para a criação de uma CPI sobre o caso, uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado Federal. O ministro ressaltou que o governo não deve interferir na decisão legislativa. "A decisão de se abrir ou não uma CPI é uma decisão do Congresso Nacional, que se tiver os elementos ali, as condições para fazer, vai fazer", afirmou Carvalho.

O ministro também foi enfático ao dizer que não cabe ao Executivo opinar sobre a necessidade de uma investigação parlamentar. "Não cabe a nós decidirmos ou opinarmos se tem que ter ou não tem que ter a CPI", concluiu Vinicius Marques de Carvalho, reforçando o respeito à autonomia do Poder Legislativo nessa questão.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.