Moraes: Há indícios razoáveis para receber a denúncia contra Bolsonaro

Primeira Turma da Suprema Corte dá continuidade, nesta quarta-feira (26), ao julgamento que pode tornar o ex-presidente réu

Isabella Cavalcante e Manoela Carlucci, da CNN, Brasília e São Paulo
Compartilhar matéria

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, disse, nesta quarta-feira (26), que "há indícios razoáveis" para receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas.

"Segundo Vilardi [advogado de Bolsonaro], não teria intenção de praticar os crimes, há indícios razoáveis de recebimento da denuncia da PGR que aponta Bolsonaro como líder da organização criminosa", disse durante o julgamento.

A Primeira Turma da Suprema Corte deve decidir hoje se torna réus os integrantes do chamado “núcleo 1” do planejamento do golpe.

Ao longo de seu parecer, Moraes citou diversas falas do ex-presidente que embasaram a denúncia e que, em seu entender, fortalecem o aceite.

O ministro, que é relator do caso no Supremo, relembrou, inclusive, uma declaração de Bolsonaro de 2021: "só saio preso, morto ou com a vitória". "Quero dizer aos canalhas que nunca serei preso”, teria continuado o então presidente na ocasião.

O ex-presidente foi denunciado pela PGR, por liderar uma organização criminosa que teria arquitetado uma trama golpista no contexto da eleição presidencial de 2022.