Moraes prorroga investigação contra Allan dos Santos após pedido da PF

Blogueiro teria publicado prints de conversas forjadas em que a jornalista Juliana Dal Piva supostamente revelaria um plano do ministro para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro

Davi Vittorazzi e Luísa Martins, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa segunda-feira (16) prorrogar por mais 60 dias o prazo do inquérito que investiga a atuação do blogueiro Allan dos Santos. O magistrado atendeu a um pedido da Polícia Federal (PF) para concluir as investigações.

O inquérito foi aberto após uma representação criminal movida pela jornalista Juliana Dal Piva. Ela acusa Allan de publicar prints de conversas forjadas sobre um plano de Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Polícia Federal também havia solicitado à Meta dados cadastrais, incluindo endereço IP, dos perfis "AllanConta46" e "AllanConta47" e conteúdos de postagens. O requerimento foi acolhido pelo ministro, em abril deste ano.

No Brasil, Allan dos Santos ainda é investigado nos inquéritos das fake news e das milícias digitais, ambos em tramitação no STF. O blogueiro é considerado foragido da Justiça brasileira desde 2021. Atualmente, ele mora nos Estados Unidos.,