Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nomeação de Pazuello como interino é publicada 18 dias após saída de Teich

    Na prática, general já comanda o ministério desde a saída de Nelston Teich, em 15 de abril. No cargo, autorizou uso da cloroquina para casos leves de Covid-19

    Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde
    Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde Foto: Gabriela Biló - 15.mai.2020/Estadão Conteúdo

    Diego Freire,

    da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) trouxe a nomeação oficial do general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde. Na prática, ele já ocupa a função desde a saída de Nelson Teich, anunciada em 15 de maio, e inclusive assinou diversas nomeações e exonerações no ministério. 

    O decreto assinado por Jair Bolsonaro tem a data do dia anterior e nomeia Pazuello para “exercer, interinamente, o cargo de Ministro de Estado da Saúde”. O ato também diz que o general fica “exonerado do cargo que atualmente ocupa”.

    Decreto assinado por Jair Bolsonaro nomeia oficialmente Pazuello como interino
    Decreto assinado por Jair Bolsonaro nomeia oficialmente Pazuello como ministro interino
    Foto: Reprodução

    Pazuello era secretário-executivo quando Teich anunciou sua saída do ministério, em coletiva de imprensa no dia 15 de maio. Já no dia 16, um sábado, o governo confirmou que o Pazuello assumiria a pasta até que um novo nome fosse escolhido, com o desafio de comandar a Saúde do país durante a crise do novo coronavírus (Covid-19).

    Diversos nomes foram especulados desde então, como o da imunologista e oncologista Nise Yamaguchi, e o psiquiatra Ítalo Marsili. O presidente Jair Bolsonaro, porém, já afirmou não ter “pressa” para escolher um novo titular.  

    Como interino, Pazuello deu aval ao protocolo que autoriza o uso do remédio hidroxocloroquina, originalmente desenvolvido para combater lúpus e malária, no tratamento de casos leves de Covid-19. O medicamento não tem eficácia comprovada e a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu estudos sobre o uso para esse fim.

    A gestão de Pazuello até aqui também foi marcada pela nomeação de militares para cargos no ministério. Nesta semana, foi convidado a pasta o empresário Carlos Wizard Martins, que deve assumir o cargo de secretário da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde.

    O Brasil é atualmente o quarto país com mais mortes (31.199) e o segundo com mais casos (555.383) de Covid-19 no mundo, segundo a universidade americana Johs Hopkins. O país registrou um novo recorde diário de mortes pela doença nesta terça, com 1.262 novos óbitos contabilizados em um período de 24 horas.

    Mais Recentes da CNN