Ocupação do Congresso pela oposição foi uma tentativa de golpe, diz Tebet
Ministra classificou episódio como uma continuação do 8 de Janeiro

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, classificou a ocupação dos plenários da Câmara e do Senado por congressistas de oposição como uma "tentativa de golpe" de Estado. A ex-senadora participou na manhã desta terça-feira (12) da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
"O que eu vi na semana passada não é só lamentável. O Congresso Nacional se apequenou. Foi uma tentativa de golpe de dentro para fora. Eu nunca imaginei ver alguém querendo trancar as portas do Congresso Nacional", disse.
Na avaliação da ministra, a obstrução do trabalho do Legislativo pode ser considerada uma tentativa de golpe, uma vez que teria tido como objetivo enfraquecer as instituições e colocar em pauta interesses "muito específicos".
"Depois do episódio da semana passada, para mim, o 8 de Janeiro não acabou", disse Tebet.
Na última sexta-feira (8), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu dar encaminhamento a todas as denúncias contra deputados por envolvimento na ocupação do plenário da Casa. As representações incluem deputados do PL (Partido Liberal), PP (Partido Progressistas) e Novo.
Os fatos foram encaminhados à Corregedoria Parlamentar para a devida análise. Com isso, caberá ao corregedor, Diego Coronel (PSD-BA), indicar as punições cabíveis.
Parlamentares da oposição ocuparam as Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado após o STF (Supremo Tribunal Federal) decretar a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A obstrução tinha como objetivo pressionar o andamento da pauta da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023 e dos projetos "anti-STF".