Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Oposição articula para derrubar decisão que livrou Janones de processo na Câmara

    Caberá ao presidente Arthur Lira marcar votação em plenário de recurso contra deputado de Minas Gerais

    Processo contra Janones no Conselho de Ética foi aberto para apurar suposta quebra de decoro
    Processo contra Janones no Conselho de Ética foi aberto para apurar suposta quebra de decoro Renato Araújo/Câmara dos Deputados

    Isabel Megada CNN Brasília

    Um grupo de 62 parlamentares da oposição apresentou um recurso para que o plenário da Câmara analise uma decisão do Conselho de Ética que livrou o deputado André Janones (Avante-MG) de um processo de cassação.

    A articulação foi da deputada Bia Kicis (PL-DF), que recolheu assinaturas de outros deputados da direita. Caberá ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) marcar a votação do recurso.

    Se o plenário aprovar o recurso, o caso pode ser reaberto no conselho, com um novo relator responsável pela denúncia.

    O processo contra Janones no Conselho de Ética foi aberto para apurar a suposta quebra de decoro parlamentar e rejeitado no último dia 5 de junho.

    A sessão foi marcada por tumulto e bate-boca entre os parlamentares, o que provocou a criação de novas regras na Casa para acelerar a punição de deputados brigões.

    Janones é acusado de operar um esquema de rachadinha com funcionários – quando parte dos salários recebidos é devolvida.

    O relator do caso no Conselho de Ética foi o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que não enxergou justa causa no prosseguimento do processo porque os fatos denunciados teriam sido anteriores ao início do mandato de Janones na Câmara.

    O processo foi arquivado por 12 votos a 5.