Oposição faz apelo a Hugo Motta por votação da anistia
Presidente da Câmara foi procurado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro após prisão preventiva

Diante da prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL), lideranças da oposição procuraram o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na manhã deste sábado (22) com um apelo para que ele coloque em votação o projeto de lei de anistia aos condenados pelos ataques criminosos de 8 de Janeiro.
Segundo relatos feitos à CNN Brasil por aliados de Bolsonaro, a prisão cria um "fato novo" e torna "urgente" a votação do PL da Anistia, seja qual for o resultado final.
A oposição reconhece que, até agora, não havia votos suficientes para aprovar um texto de anistia ampla aos condenados e beneficiando diretamente o ex-presidente.
Agora, porém, avalia que a "comoção" provocada pelo encarceramento poderia atrair mais apoio ao projeto e cobra celeridade de Hugo Motta.
Os aliados de Bolsonaro continuam sem a convicção de que a anistia seria aprovada, em vez de um texto apenas com mudanças na dosimetria das penas aplicadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas se dizem dispostos a assumir o risco de uma eventual derrota no plenário da Câmara.
O relator do projeto, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), também foi procurado neste sábado por parlamentares da oposição. No entanto, segundo interlocutores, ele tem dito que só vai se manifestar sobre o assunto depois de conversar com Hugo Motta.
(Com informações de Larissa Rodrigues, Daniel Rittner e Gustavo Uribe)


