Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Orçamento secreto faz reeleição à Câmara ser mais atrativa, diz pesquisador

    O cientista político Eduardo Grin analisou dados que mostram que mais de 86% dos deputados federais buscam novo mandato em 2022

    Marcello SapioThiago Félixda CNN

    O cientista político e professor da FGV Eduardo Grin disse à CNN neste sábado (27) que o orçamento secreto é um dos fatores “atrativos” para que os deputados federais busquem a reeleição em 2022.

    Dos 513 deputados em atividade, 446 vão tentar se manter no cargo, o que representa 86,9% dos ocupantes.

    “A grande maioria dos deputados, principalmente do Centrão, incluindo de outros partidos e até os de oposição ao presidente, passaram a usufruir de muito mais recursos para emendas individuais ou emendas de bancada com o orçamento secreto e, portanto, (isso) torna a eleição muito mais atrativa para quem busca reeleição do que para quem vai pleitear pela primeira vez um cargo e não vai usufruir de tantos recursos”, disse Grin.

    Segundo dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10.480 pessoas se candidataram para uma cadeira na Câmara dos Deputados em todo o Brasil.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.