Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacheco sinaliza à CNN celeridade em sabatina de indicado para PGR

    Expectativa é de que Lula indique nos próximos dias um substituto para Augusto Aras, cujo mandato termina nesta terça-feira (26)

    Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sessão, em Brasília
    Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante sessão, em Brasília 22/03/2023REUTERS/Adriano Machado

    Gustavo Uribeda CNN

    O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou à CNN disposição da Casa Legislativa em realizar com celeridade a sabatina do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).

    O senador disse que, a princípio, a ideia é marcar de forma célere. A expectativa é de que ocorra já em outubro. A mesma sinalização teria sido dada, de acordo com assessores do governo, pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (União-AP).

    O mandato de Augusto Aras se encerra nesta terça-feira (26). Lula, no entanto, já sinalizou que deve deixar a escolha para o final da semana. O petista indicou que não tem pressa e quer voltar a ouvir os dois favoritos: os subprocuradores-gerais Antônio Carlos Bigonha e Paulo Gonet.

    Gonet é hoje o favorito e, na avaliação de auxiliares do Palácio do Planalto, não teria grandes dificuldades em uma aprovação, já que conta com bastante trânsito político. Ele tem também o apoio de líderes do bloco do centrão e de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Lula também pretende definir até o final de outubro o substituto da ministra Rosa Weber no STF. A ministra completa 75 anos na próxima segunda-feira (2), quando tem de se aposentar de forma compulsória.

    O favorito para a sua vaga é hoje o ministro da Justiça, Flávio Dino. Lula indicou, no entanto, que não tem pressa para um anúncio, que pode ficar para o final de outubro.