Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Para centrão, pesquisa Ipec prova que governo Lula não tem carta branca

    Levantamento divulgado no último domingo (19) apontou aprovação de 41% da população

    Da CNN

    Para políticos de partidos de centro, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não tem carta branca, após a aprovação de 41% da população na pesquisa Ipec divulgada neste domingo (19). As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

    Com isso, há espaço para os parlamentares pressionarem por mais espaço, concessões e consultas.

    O levantamento obtido pela CNN, encomendado pelo jornal “O Globo”, mostra ainda que 30% dos brasileiros consideram a administração do petista regular, e 24% afirmam acreditar ser ruim ou péssima. Apenas 5% não sabem ou preferem não responder.

    Para o estudo, foram ouvidas 2 mil pessoas, de 128 municípios do país, entre os dias 2 e 6 de março.

    Os números são melhores do que os do governo de Jair Bolsonaro (PL), mas piores que os dois primeiros mandatos de Lula e o primeiro de Dilma Rousseff (PT).

    Para analistas ouvidos pela CNN, em todas as eleições polarizadas o placar de quem ganhou é sempre um pouco menor na avaliação do que é apontado pela urna. Ou seja, em uma eleição de extremos, nem sempre o voto acontece por preferência, mas, sim, no que é considerado menos grave.

    O segundo ponto mais importante é o da confiança, em que Lula tem 53% de aceitação. Isso, para os especialistas, mostra que não há relação com entrega ou publicidade do governo, mas sim com a imagem individual de Lula.

    Também existe uma avaliação de que é necessário atenção com a comunicação, especialmente com o Partido dos Trabalhadores (PT). A sigla tem tido embates em pautas e indicados pelo governo, como, por exemplo, na reoneração dos impostos aos combustíveis.

    (*Publicado por Douglas Porto)