Partidos são as instituições menos confiáveis, aponta Ipsos-Ipec

Instituições políticas, em geral, ocupam últimos lugares na lista de confiança enquanto segurança pública apresenta os níveis mais altos

Manoela Carlucci, da CNN, São Paulo
Fachada do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília
Fachada do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília  • Pedro França/Agência Senado
Compartilhar matéria

As instituições políticas são os setores com menor ICS (Índice de Confiança Social), de acordo com uma pesquisa Ipsos-Ipec, divulgada nesta terça-feira (22). Dentre elas, os partidos políticos apresentam o menor índice de todos.

Em um nível de 0 a 100, em que 0 representa "nenhuma confiança" e 100 "confiança absoluta", as legendas possuem apenas 32 pontos de ICS. Como segundo pior colocado está o Congresso Nacional, que tem 37 pontos.

Para se ter um panorama, o setor com maior confiabilidade é o Corpo de Bombeiros, com 85 pontos no índice.

A pesquisa mapeou também o Índice de Confiança Social do Presidente da República, do Governo Federal e outros setores como: Poder Judiciário, eleições e sistema eleitoral.

O governo da cidade onde cada entrevistado vive é a única instituição política que alcança a casa dos 50 pontos no índice de confiança.

Veja:

O levantamento considerou 2.000 pesquisas, realizadas entre os dias 3 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.