Penas são extremamente desproporcionais, diz Mourão sobre plano de golpe

Em entrevista ao CNN 360°, o senador Hamilton Mourão comparou as sentenças com as de outros crimes e questionou o processo legal dos acusados na trama golpista

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O senador Hamilton Mourão manifestou seu descontentamento com as sentenças aplicadas aos militares acusados na trama golpista. Em entrevista ao CNN 360°, ele classificou as penas como "extremamente desproporcionais" e questionou o processo legal aplicado aos acusados.

"Eu lamento profundamente tudo isso que vem acontecendo, que acho que é um processo corrido ao arrepio daquilo que a maioria considera que é o devido processo legal", afirma o senador: "Essas pessoas foram julgadas direto na última instância, não tiveram como recorrer, e receberam penas pesadíssimas, na minha visão, extremamente desproporcionais".

Mourão mencionou especificamente as penas aplicadas: 26 anos para Braga Neto, 21 anos para Augusto Heleno e 19 anos para Paulo Sérgio, comparando-as com sentenças aplicadas a outros crimes.

Questionamento do processo

Mourão argumentou que "homicidas, assaltantes e estupradores não recebem penas dessa natureza, então alguma coisa está errada". Para ele, é necessário um diálogo no país para estabelecer proporcionalidade nas sentenças.

Em sua crítica, o senador também destacou o histórico profissional dos militares condenados. Ele enfatizou que, independentemente de suas patentes, eles são "gente que desde os 15, 16 anos se dedicam ao serviço da pátria".

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.