William Waack

PL Antifacção: Não podemos dizer que já há um vencedor, diz especialista

Após aprovação na Câmara dos Deputados do relatório para o PL Antifacção, debate sobre o projeto deve continuar no Senado e pode retornar à Câmara

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O cientista político Murillo de Aragão avaliou, durante o WW, que o cenário político em torno do PL Antifacção permanece incerto, mesmo após a aprovação do relatório do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (18). Segundo ele, o processo legislativo ainda está longe de uma conclusão definitiva e não é possível afirmar que algum dos lados já tenha vencido.

De acordo com Aragão, a tramitação do projeto seguirá um caminho complexo nas casas legislativas. O texto aprovado na Câmara será encaminhado ao Senado, onde provavelmente receberá emendas, o que exigirá seu retorno à casa de origem para nova apreciação.

Após a conclusão do processo no Congresso Nacional, o projeto seguirá para análise do executivo. Aragão prevê que partes do texto podem ser vetadas, o que demandaria nova análise pelos parlamentares.

Em sua avaliação sobre o momento atual da tramitação, o especialista faz uma analogia com uma partida de futebol: "Estamos ainda nos 15 minutos do primeiro tempo dessa questão". A declaração sugere que há ainda um longo percurso até a definição final do projeto.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.