PL avalia impacto de novo indiciamento de Bolsonaro

A analista de política da CNN Larissa Rodrigues avaliou no Live CNN, o relatório da PF que aponta que Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Silas Malafaia atuaram para coagir membros do Judiciário e parlamentares em esquema criminoso

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Polícia Federal (PF) identificou em relatório divulgado na quarta-feira (20) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o pastor Silas Malafaia tentaram coagir membros do Judiciário e parlamentares, em ações que teriam servido aos interesses de um grupo criminoso. A análise é de Larissa Rodrigues, no Live CNN.

O Partido Liberal (PL) avalia que novas medidas cautelares contra Bolsonaro são improváveis neste momento, considerando a proximidade do julgamento relacionado à tentativa de golpe de Estado, programado para setembro. Integrantes da legenda, especialmente na Câmara dos Deputados, já consideram a possibilidade de uma condenação.

Situação de Eduardo Bolsonaro

A Câmara dos Deputados aguarda uma decisão judicial sobre Eduardo Bolsonaro antes de avançar com possíveis processos de cassação. Atualmente, existem diversos pedidos de punição em tramitação no Conselho de Ética contra o parlamentar, que se encontra nos Estados Unidos após se afastar por 120 dias, período máximo permitido pelo regimento interno da Casa.

A defesa de Bolsonaro terá 48 horas para se manifestar sobre as novas acusações relacionadas à tentativa de interferência na soberania nacional envolvendo os Estados Unidos. O PL acredita que o STF (Supremo Tribunal Federal) deve aguardar o julgamento de setembro antes de impor novas medidas contra Bolsonaro.

Em relação a Eduardo Bolsonaro, que mantém seu mandato como deputado federal mesmo estando no exterior, a Mesa Diretora da Câmara indica que aguardará posicionamento do STF antes de dar andamento a qualquer processo de perda de mandato.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.