Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PL deve votar a favor caso Dino seja indicado ao STF, diz presidente do partido

    “Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, afirmou Valdemar Costa Neto à CNN

    Presidente do PL, Valdemar Costa Neto
    Presidente do PL, Valdemar Costa Neto Valter Campanato/Agência Brasil

    Gustavo Uribeda CNN Brasília

    O PL não deve se mobilizar contra uma eventual indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

    O ministro é hoje o principal cotado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir a ministra Rosa Weber, que completa na próxima segunda-feira (2) 75 anos, idade de aposentadoria compulsória.

    O presidente nacional do partido do ex-presidente Bolsonaro, Valdemar Costa Neto, disse à CNN Brasil que a escolha de um ministro da Suprema Corte é um direito do mandatário do Palácio do Planalto.

    “Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor”, disse.

    Valdemar lembra que já discutiu o assunto com Jair Bolsonaro na época da indicação de Cristiano Zanin. Na votação de Zanin, o ministro da Suprema Corte recebeu posições favoráveis de senadores de oposição.

    Lula deve decidir até o final de outubro o substituto da ministra. Ele disse que não tem pressa e avaliou que as questões de gênero e de raça não devem ser prioritárias na escolha.

    Além de Dino, são considerados favoritos o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

    Veja também: Dino ganha força no STF; Barroso assume presidência