PL filia Rosana Valle e a trata como vice de Tarcísio de Freitas em São Paulo

Deputada federal apoiadora do presidente Jair Bolsonaro tem base na baixada santista

Douglas Portoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Partido Liberal (PL) filiou, nesta sexta-feira (1º), a deputada federal Rosana Valle, que estava no PSB. Ela é tratada pela cúpula da legenda como candidata a vice na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.

Valle é da baixada santista e apoiadora do Jair Bolsonaro (PL). Jornalista, a parlamentar trabalhou por muitos anos em canais de televisão no estado.

O perfil para a composição de chapa, segundo dirigentes partidários, será uma mulher e filiada exatamente ao PL, em que Valle preenche ambos os requisitos. Uma parte do Republicanos, por sua vez, também defende a ideia, segundo a analista de política Renata Agostini.

A ida de Tarcísio aconteceu após a entrada formal do Republicanos na coligação de reeleição de Bolsonaro, e, por isso, a posição de vice será do PL, partido que o cogitava. A aliança foi firmada em um acordo com o presidente da sigla, deputado federal Marcos Pereira, segundo o analista de política da CNN Caio Junqueira.

O ex-ministro ainda busca o apoio do Progressistas (PP) e do PL para compor sua chapa. Apesar de compor a base do presidente da República, o Republicanos precisa fechar um acordo com as siglas regionalmente.

De acordo com o âncora Kenzô Machida, lideranças do PP dizem que foi estabelecida uma meta para apoiar a candidatura: Tarcísio tem até junho para atingir pelo menos 20% nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio dos Bandeirantes.

Mais Recentes da CNN