PL que limita ministros do STF agora vai para o Senado

Após liminar do ministro que restringe pedidos de impeachment contra ministros do STF, CCJ da Câmara aprova projeto que limita decisões individuais de magistrados

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A relação entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou novos contornos de tensão após a recente decisão do ministro Gilmar Mendes, que concedeu liminar determinando que apenas a Procuradoria-Geral da República (PGR) possa solicitar impeachment de ministros da Corte. Em resposta quase imediata, parlamentares da oposição iniciaram articulações para reafirmar as prerrogativas do Legislativo.

O deputado federal Zucco (PL - RS) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e está coletando assinaturas para viabilizá-la. O texto busca garantir que qualquer cidadão brasileiro possa apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo por crime de responsabilidade, além de reforçar a competência constitucional do Senado Federal para processar e julgar integrantes da Corte. A proposta também estabelece que o apoio de 49 senadores a um pedido de impeachment resultaria no recebimento automático da denúncia.

Projeto que limita decisões monocráticas avança

No mesmo dia da decisão de Gilmar Mendes, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, em caráter terminativo, um Projeto de Lei que limita decisões isoladas de magistrados contra leis aprovadas pelo Congresso Nacional. A proposta também restringe o direito de partidos políticos de recorrerem individualmente ao STF para derrubar leis ou decisões tomadas pelo Poder Executivo.

A aprovação deste projeto evidencia o clima de tensão institucional em Brasília, com o Legislativo buscando preservar suas prerrogativas de elaborar e aprovar leis, enquanto reage ao que considera uma interferência do Judiciário. O texto aprovado na CCJ agora seguirá para análise no Senado Federal.

A mobilização no Congresso Nacional não se restringe apenas à Câmara dos Deputados. No Senado Federal também há articulações para reafirmar o poder da Casa de conduzir processos de impeachment contra ministros do STF, função que seria limitada pela decisão de Gilmar Mendes ao centralizar essa prerrogativa na PGR.

A disputa entre os Poderes reflete um debate mais amplo sobre os limites de atuação de cada instituição. De um lado, parlamentares defendem que cabe ao Legislativo a função primordial de elaborar leis e fiscalizar outros Poderes; de outro, decisões monocráticas do STF têm sido questionadas quando interferem em matérias aprovadas pelo Congresso Nacional.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.