Indulto a Silveira e reação a Barroso abrem novas frentes de crise entre Poderes

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta reações ao perdão concedido por Bolsonaro ao deputado aliado e ao atrito entre ministro do STF e as Forças Armadas

Da CNN Brasil*

Em São Paulo

Ouvir notícia

O indulto individual concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira e a reação do Ministério da Defesa às declarações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, de que as Forças Armadas têm sido orientadas a atacar o processo eleitoral brasileiro, abriram novos capítulos da crise entre os Poderes da República.

O STF condenou Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão por ataques e ameaças à corte e a seus membros. Mas Bolsonaro reagiu com a assinatura de um decreto que concede a “graça constitucional”, uma espécie de indulto, para livrar o parlamentar aliado da pena.

Em meio à queda de braço entre o Planalto e o Supremo sobre a condenação do deputado, o ministro Barroso afirmou que as Forças Armadas têm sido orientadas a desacreditar o processo eleitoral brasileiro. O Ministério da Defesa respondeu com uma nota em que classifica as declarações do magistrado como uma “ofensa grave” e “irresponsável”.

Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das reações e bastidores dos atritos entre o Executivo e o Judiciário. Para descrever o cenário e as perspectivas diante desses dois novos embates, o episódio reúne um painel de convidados: os analistas da CNN Thais Arbex, Basilia Rodrigues, Carolina Brígido, Caio Junqueira e Iuri Pitta e o advogado constitucionalista Roberto Dias, professor da FGV e da PUC-SP.

Conheça outros podcasts da CNN Brasil:

CNN Money

Horário de Brasília

À Prioli

No Lucro CNN

Semana de 22 – Bem mais que o modernoso

Entre Vozes

Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

Podcast E Tem Mais, com apresentação de Carol Nogueira
Podcast E Tem Mais é publicado de segunda a sexta, sempre no início da manhã / CNN Brasil

(* Publicada por Diego Toledo)

Mais Recentes da CNN