Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Podemos anuncia Soraya Thronicke como candidata à presidência do Senado

    Senadora deve enfrentar seu antigo colega de partido, David Alcolumbre (União Brasil-AP), que presidiu a casa entre 2019 e 2021

    Jefferson Rudy/Agência Senado

    Manoela Carluccida CNN*

    São Paulo

    O Podemos anunciou, durante evento do “Podemos Mulher”, em São Paulo, no sábado (9), que a senadora Soraya Thronicke (MS) disputará a presidência do Senado na eleição que acontecerá no começo de 2025.

    “O Podemos tem uma candidata à presidência do Senado a partir de hoje. Nós vamos começar um movimento de organização de campanha”, disse durante o evento a presidente do partido, deputada federal Renata Abreu (MS).

    “Sonhamos sim em eleger a primeira senadora mulher presidente do Senado”, completou, enquanto abraçava Thronicke.

    Na eleição, a senadora deve enfrentar seu antigo colega de partido, David Alcolumbre (União Brasil-AP), que presidiu a casa entre fevereiro de 2019 e fevereiro de 2021.

    Segundo apuração da CNN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já anunciou apoio ao senador Alcolumbre na disputa.

    Em quase 200 anos de existência, o Senado nunca teve uma presidente mulher. A única mulher que se candidatou para o cargo foi em 2021, quando a então senadora Simone Tebet (MDB-MS) perdeu a eleição para o atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    *Sob supervisão de Douglas Porto