Polarização avança e 76% dizem ser petistas ou bolsonaristas, diz Datafolha

Levantamento divulgado nesta sexta-feira (8) ouviu 2.004 pessoas em todo o país; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

Lucas Schroeder, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

Três em cada quatro brasileiros se identificam como apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo levantamento divulgado pelo instituto Datafolha nesta sexta-feira (8). Conforme aponta a série histórica da pesquisa, realizada desde dezembro de 2022, a polarização política segue avançando no país.

Foram ouvidas presencialmente 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo país entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha pediu que os entrevistados se encaixassem numa escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista). Aqueles que responderam "um" ou "dois" foram classificados como "bolsonaristas", e os que declararam "quatro" ou "cinco" foram qualificados como "petistas". Já quem respondeu "três" foi tido como "neutro".

O levantamento de hoje indica que 39% dos entrevistados se enxergam mais alinhados às pautas defendidas por Lula. Em relação à rodada anterior, publicada em junho, houve um avanço de quatro pontos percentuais neste índice. Ao mesmo tempo, 37% se veem mais próximos às pautas encampadas por Bolsonaro (eram 35% em junho).

Por sua vez, 18% das pessoas ouvidas se consideram "neutras". Outras 5% disseram não estar alinhadas nem a Lula, nem a Bolsonaro, e 1% não soube responder (confira os detalhes no gráfico abaixo).