Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia do RJ descobre plano de atentado contra o governador Cláudio Castro

    Autoridades reforçaram a segurança do governador e de sua família

    Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL)
    Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) Antonio Cruz/Agência Brasil

    Tiago Tortellada CNN

    em São Paulo

    O setor de inteligência da Polícia Civil descobriu um plano de atentado contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), sua esposa e seus dois filhos, segundo informou o governo do Rio.

    Por conta disso, o Gabinete de Segurança Institucional do estado reforçou a segurança de Castro e sua família.

    Procurada, a assessoria do governador não quis comentar

    Vídeo: Castro diz que endurecimento penal é “fundamental” para combater o crime organizado

    Ainda de acordo com o governo estadual, o plano foi descoberto após ataques da milícia na zona oeste da capital fluminense, realizados por conta da morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, conhecido como “Faustão”.

    O criminoso morreu em confronto com policiais e era apontado como “segundo homem” na hierarquia de um grupo de milicianos que atua na região, segundo as autoridades.

    Em retaliação, 35 ônibus foram incendiados nesta semana na cidade do Rio de Janeiro, levando caos para a população e ocasionando suspensão de aulas.

    Na quarta-feira (25), Cláudio Castro concedeu entrevista coletiva, defendendo que o “endurecimento das penas é fundamental” para combater a criminalidade, o tráfico de drogas e a milícia.

    Anteriormente, o governador havia afirmado que a operação da polícia que resultou na morte de “Faustão” foi um “duro golpe na maior milícia da zona oeste”.

    Ele também ressaltou que os criminosos detidos por atear fogo nos ônibus da capital responderão por ações terroristas.

    Também nesta quinta-feira (26), policiais civis do Rio entraram em confronto com milicianos em Guaratiba, na zona oeste da capital. Segundo nota da corporação, dois criminosos foram atingidos, socorridos e presos. Além disso, as armas foram apreendidas.

    O Hospital Municipal Pedro II informou que um dos socorridos, Marcelo de Luna Silva, conhecido como Bokinha, tem estado de saúde estável.

    Lula anuncia plano de segurança para o RJ na próxima semana

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará um pacote de medidas para reforçar a segurança pública do Rio de Janeiro.

    As medidas ainda estão em discussão no governo federal, porque a responsabilidade sobre a segurança pública é do governo estadual.

    Entre as ações estará a participação dos militares, mas ainda não há definição clara sobre isso. O Ministério da Defesa aguarda as ordens do presidente.

    Além disso, a Polícia Federal irá aumentar seu efetivo no combate ao crime organizado no Rio de Janeiro. Vinte agentes serão deslocados para reforçar a corporação no estado.

    Por outro lado, a bancada do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados pressiona Castro pela divulgação de um plano de segurança pública para o estado, de acordo com Gabriela Prado, da CNN.

    Os parlamentares querem ter acesso ao conteúdo do que está sendo planejado. A ideia é compor o documento e apresentar sugestões.