Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia legislativa começa a retirar grades de proteção do Congresso nesta terça

    Barreiras foram colocadas há um ano, após ataques às sedes dos Três Poderes

    Grades instaladas na região do Congresso Nacional
    Grades instaladas na região do Congresso Nacional 06/09/2023 - Edilson Rodrigues/Agência Senado

    Caroline Rositoda CNN

    Brasília

    Um ano após os ataques às sedes dos Três Poderes, o Congresso Nacional começa a retirar nesta terça-feira (9) as grades de proteção que cercam a sede do Legislativo desde 8 de janeiro de 2023. A estrutura será recolhida pela Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados.

    A decisão foi anunciada na segunda-feira (8) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante o evento “Democracia Inabalada”, no Salão Negro do Congresso.

    “É chegada a hora, em 8 de janeiro de 2024, um ano após essa tragédia democrática do Brasil, abrir o Congresso Nacional para o povo brasileiro. Retirar essas grades que circundam o Congresso Nacional, para que todos tenham a compreensão de que essa é a Casa deles, é a Casa do povo, é a Casa de representantes eleitos, onde as decisões devem ser tomadas para o rumo do Brasil”, afirmou Pacheco.

    A proteção foi instalada logo após os ataques criminosos de manifestantes às sedes do Supremo Tribunal Federal, Palácio do Planalto e Congresso Nacional. Até então, as grades só eram colocadas em ocasiões específicas.

    No Palácio do Planalto, a proteção foi retirada em maio do ano passado. A Presidência da República, no entanto, anunciou que vai blindar os vidros do térreo do prédio.

    O orçamento de 2024 reserva R$ 8 milhões para o serviço. Ainda não há nada previsto, nesse sentido, para o Congresso.