Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pré-candidatos ficam impedidos de inaugurar obras a partir deste sábado

    A medida é imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral e, caso descumprida, pode acarretar a cassação da candidatura

    Fachada do prédio do TSE em Brasília
    Fachada do prédio do TSE em Brasília Antonio Augusto/Secom/TSE

    Marcello Sapioda CNN

    Ouvir notícia

    Os pré-candidatos nas eleições deste ano ficam impedidos de participar de inaugurações de obras públicas a partir deste sábado (2), a exatos três meses do primeiro turno, que será realizado em 2 de outubro. A restrição é imposta pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral.

    Em caso de descumprimento da regra, o infrator fica sujeito à cassação da pré-candidatura.

    Também a partir deste sábado (2) fica proibida a contratação de shows artísticos com recursos públicos. Os pré-candidatos também estão sujeitos à cassação pela Corte.

    O TSE ainda passa a vedar a realização de pronunciamentos em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral.

    Além disso, este sábado é o limite para que estados que realizam apenas o primeiro turno cedam funcionários da administração pública à Justiça Eleitoral.

    Na última quinta-feira (30), passou a valer a restrição do TSE à participação de pré-candidatos em programas de rádio e TV como comentaristas ou apresentadores.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – os pré-candidatos à Presidência

    *Publicado por Renan Porto

    Mais Recentes da CNN