Presidente da COP30: Brasil quer evitar bloqueios e avançar nas negociações
André Corrêa do Lago afirmou que o Brasil quer garantir uma conferência aberta e sem bloqueios, mas disse que os Estados Unidos ainda não indicaram sua delegação

O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou nesta segunda-feira (13) que o principal objetivo da conferência é “assegurar que a gente tenha uma COP na qual a gente possa avançar nas negociações”. Segundo ele, o Brasil quer evitar impasses que possam atrasar acordos sobre clima.
Corrêa do Lago participou da Cerimônia Oficial de Abertura da Pré-COP, em Brasília, reunião preparatória para a COP30 (30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
“Queremos evitar bloqueios de um lado ou do outro que sejam provocados pelo desejo de colocar na agenda coisas que não estão na agenda. Então, a primeira coisa é assegurar a boa vontade de todos”, disse o presidente da COP30.
Ele também comentou sobre o impasse em relação à participação dos Estados Unidos na COP. “Da nossa parte é sempre importante dizer que estamos convidando a todos. Essa é uma COP aberta e todos são bem-vindos. Mas ainda não há uma indicação de delegação [dos Estados Unidos]”, afirmou.
O presidente Lula afirmou no final de setembro que enviou uma carta com a sua assinatura a Trump para participar da conferência, que será realizada em novembro deste ano.
Frustração com entrega de metas
Em conversas realizada com jornalistas na sexta-feira (10), André Corrêa do Lago revelou estar frustrado com as entregas das NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) da COP30. Até o momento, só 62 foram entregues.
As NDCs são metas climáticas apresentadas por cada país signatário do Acordo de Paris, definindo seus planos de redução de gases de efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas.
O representante da sociedade civil para a COP30, André Guimarães, afirmou durante o evento realizado nesta segunda-feira que a União Europeia ainda não apresentou suas NDCs.



