O presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou, nesta segunda-feira (22), em entrevista à CNN, que a falha no aplicativo utilizado para a realização das prévias, no último domingo (21), frustrou o partido.
O PSDB está escolhendo entre João Doria, governador de São Paulo, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus, para ser o candidato da legenda à Presidência da República.
"Não obstante, da disputa política, que é absolutamente legitima, e faz bem para o processo, dói aqui, dói ali, mas tem tempo para curar com a capacidade de liderança de quem venha a ser escolhido. Claro que ela ficou aguçada com um processo que frustrou o partido e os filiados quando o aplicativo que não entregou a expectativa que nós tínhamos", afirmou Araújo.
João Doria venceu as prévias do PSDB com 53,99% de aproximadamente 30 mil votos e será o candidato do partido à Presidência da República
• FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
João Doria cumprimentando o segundo colocado nas prévias, Eduardo Leite, que chegou a 44,66% dos votos
• FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus, ficou com 1,35% dos votos nas prévias do PSDB
• FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Anúncio aqui
Arthur Virgílio, João Doria, Eduardo Leite e Bruno Araújo, nas prévias à Presidência da República do PSDB que foram retomadas neste sábado (26)
• FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, durante entrevista coletiva após o fim da votação das prévias
• ESTADÃO CONTEÚDO
João Doria, governador de São Paulo, durante entrevista coletiva após o fim da votação das prévias
• GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO
Anúncio aqui
Leite, Virgílio e Doria no começo da votação das prévias em 21 de novembro, interrompidas após falhas no aplicativo
• Divulgação/ PSDB
Tomás Covas presta homenagem ao pai, Bruno Covas, durante as prévias do PSDB
• Divulgação/ PSDB
Governador e candidato Arthur Virgílio na chegada às prévias presidenciais do PSDB
• Divulgação/ PSDB
Anúncio aqui
Candidatos Eduardo Leite e João Doria nas prévias presidenciais do PSDB
• Divulgação/ PSDB
João Doria após votar nas prévias presidenciais do PSDB
• Divulgação/ PSDB
Eduardo Leite após votar nas prévias presidenciais do PSDB
• Divulgação/ PSDB
Anúncio aqui
Governador e candidato João Doria na chegada às prévias presidenciais do PSDB
• Divulgação/ PSDB
Homenagem prestada a Bruno Covas e Firmino Filho, ex-prefeitos do PSDB, durante prévias presidenciais do partido
• Divulgação/ PSDB
Candidatos Eduardo Leite, Arthur Virgílio e João Doria ao lado de Tomás Covas, filho do ex-prefeito de São Paulo, e Bruno Araújo, presidente do PSDB, nas prévias presidenciais do partido
• Divulgação/ PSDB
Anúncio aqui
Arthur Virgílio, João Doria, e Eduardo Leite, no palco do auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), neste domingo, 21 de novembro de 2021, antes das prévias para a escolha do candidato a Presidência da República em 2022
• Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
PSDB decidiu na tarde deste domingo (21), suspender as prévias das eleições internas para a escolha do candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022 em virtude de instabilidade do sistema de aplicativo
• Lailson Leoncio/Estadão Conteúdo
Auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), com imagem dos candidatos: Arthur Virgílio, João Doria e Eduardo Leite
• Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Anúncio aqui
"Tivemos o dissabor do aplicativo só funcionar durante um período. A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) está investigando as causas e tentando trabalhar para colocar isso de pé."
O partido pretende definir sobre a situação do aplicativo até às 12h da da terça-feira (23).
Mais cedo, o PSDB afirmou que a votação das prévias será concluída até o domingo (28). Segundo nota oficial, a decisão foi tomada em conjunto pela direção do partido e pelos três pré-candidatos, segundo o partido. Entretanto, a informação não é confirmada por Eduardo Leite.
Araújo diz que a obrigação do partido é objetiva: "permitir que os quase 40 mil filiados que faltam exerçam seu direito."
"Nós temos 65% dos votos colhidos em urna eletrônica do TRE depositados o resultado em envelopes lacrados. Mas precisamos concluir o processo. Independente da disputa que se dá entre três candidatos, nós estamos falando de respeito ao filiado, ao concluir o processo até no máximo no domingo", continua.