Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    PSOL, PCdoB e PMB são os partidos com maior proporção de candidatos negros

    Com 19,21%, Novo tem a menor participação de pretos e pardos entre as legendas que concorrem nas eleições de 2022, segundo dados do TSE

    Dados sobre as candidaturas são do TSE
    Dados sobre as candidaturas são do TSE Arte CNN

    Giovanna BronzeJairo Nascimentoda CNN

    O PSOL é o partido brasileiro com a maior proporção de candidatos autodeclarados pretos e pardos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 925 filiados que se registraram para disputar um cargo nas eleições de outubro, 568 são negros. O número representa 61,41% do total.

    Ao todo, 20 dos 32 partidos que concorrem às eleições possuem mais de 50% das candidaturas por pessoas negras. Apenas o PSOL e o PCdoB (60%) atingem ou ultrapassam 60%. O Partido da Mulher Brasileira (PMB), com 59,24%, é terceira legenda em proporção de candidatos negros.

    Na outra ponta, a legenda que menos tem políticos autodeclarados pretos e pardos, proporcionalmente, é o Novo, com 19,21%.

    Já o partido Republicanos é a legenda que mais concentra candidatos negros em números absolutos. Segundo levantamento da CNN com base nos dados do TSE, o partido, que é o terceiro em números de candidaturas gerais, acumula 727 candidatos negros. Ele é seguido pelo PDT, com 711 candidatos negros, e pelo União Brasil, com 710.

    De todas as 28.966 candidaturas registradas no tribunal para as eleições de 2022, 14.497 são de negros e pardos. A responsabilidade pela declaração racial é de cada candidato. Não há averiguação posterior ou banca avaliadora.

    A taxa de negros eleitos é, tradicionalmente, baixa, segundo dados do TSE. Em 2018, 45,56% dos candidatos se declararam como tal, mas 24,36% deste total foram eleitos.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos — Momentos marcantes da história das eleições brasileiras