Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Público enfrenta revista rígida e longas filas para acompanhar a posse de Lula

    O trajeto de caminhada entre a revista e os locais por onde o presidente eleito passará durante a cerimônia pode chegar a dois quilômetros de espera

    Da CNN*

    O público que chega para acompanhar a posse de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta uma revista rígida e longas filas para acompanhar a posse.

    O trajeto de caminhada entre a revista e os locais por onde o presidente eleito passará durante a cerimônia pode chegar a dois quilômetros de espera.

    Muitas famílias, com crianças e idosos, estão presentes na Esplanada dos Ministérios e nas filas para acessar a Praça dos Três Poderes e poder acompanhar a posse de perto.

    Para acessar a Praça dos Três Poderes, onde será possível ver Lula discursando e recebendo a faixa presidencial, é preciso chegar antes das 12h30 e enfrentar uma fila para a revista.

    Paralelamente aos atos oficiais da posse, vai ser realizado o Festival do Futuro na Esplanada dos Ministérios, com shows gratuitos de dezenas de artistas.

    Roteiro da posse

    O roteiro prevê a chegada dos chefes de Estado e de governo ao Congresso a partir das 13h45. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20.

    Às 14h30, o presidente e o vice, que foram diplomados no dia 12 de dezembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sairão em direção ao Congresso. O percurso deve durar dez minutos, apesar da proximidade.

    Por questões relacionadas à segurança, a decisão sobre se os dois desfilarão em carros abertos ou fechados será tomada em momento mais próximo da solenidade.

    Lula será recebido na rampa do Congresso pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco.

    A sessão solene de posse, no Plenário da Câmara, será iniciada às 15h, com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Lula fará o Compromisso Constitucional e assinará o termo de posse, juntamente com Alckmin.

    Na sequência, o presidente fará um pronunciamento à nação. O presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, discursará logo depois. A sessão será encerrada em seguida, e Lula seguirá para a área externa do Congresso, onde lhe serão prestadas honras militares.

    Paralelamente aos atos oficiais da posse, vai ser realizado na Esplanada dos Ministérios o Festival do Futuro, com shows gratuitos de dezenas de artistas. Da programação desse festival, constará igualmente a transmissão dos eventos da posse por meio de um telão. A festa terá início às 12h.

    *Publicado por Ingrid Alfaya. Com informações de Pedro Nogueira, da CNN, em Brasília e Lucas Rocha e Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo