Quaest: 34% reprovam atuação do governo Lula na segurança pública
Para 36%, desempenho do governo na área é regular; outros 26% avaliam performance positivamente

Pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), aponta que o trabalho do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é avaliado negativamente por 34% da população. Em relação a março deste ano, houve uma oscilação para baixo de 4 pontos percentuais, quando o índice estava em 38%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 6 e 9 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Já a porcentagem de entrevistados que considera a atuação do governo Lula na segurança pública como "regular" foi de 32% para 36%, com relação ao mesmo período.
O índice dos brasileiros que avaliam positivamente o tópico também oscilou dentro da margem de erro: era 25% em março; agora, é 26%. Outros 4% não souberam ou não responderam.
Adesão da população a propostas envolvendo a segurança
A pesquisa também questionou quais propostas voltadas à segurança pública os brasileiros eram a favor ou contra. A que teve maior adesão dizia sobre o "aumento da pena para homicídio a mando de organizações criminosas": 88% dos entrevistados concordaram, contra 7% que discordaram e 5% que não souberam ou não responderam.
A proposta de "retirar o direito de visita íntima para faccionados nas prisões" também foi uma das que mais adesão expressiva: 65% são a favor; 29%, contra e 6% que não souberam ou não responderam.
A PEC da Segurança, proposta do governo que dá status constitucional ao SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), recebeu aprovação de 60% dos entrevistados pela pesquisa, contra 29% que não são favoráveis e 11% que não souberam ou não responderam.
Veja os resultados no gráfico abaixo


