Quem é o advogado Nelson Wilians, alvo da PF que já foi capa da Forbes
Wilians também já representou Rose Miriam, mãe dos filhos de Gugu e teve obras eróticas apreendidas durante operação da PF

Advogado de Direito Empresarial bastante conhecido no Brasil, Nelson Wilians é fundador do Nelson Wilians Advogados (NWADV). Ele também foi, recentemente, alvo de buscas da Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura fraudes em descontos indevidos em contracheques de aposentados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Segundo a Polícia Federal, transações financeiras consideradas suspeitas pelo Coaf apontam movimentações do escritório de Nelson na ordem de R$ 4,3 bilhões entre 2019 e 2023, além de sua relação com o empresário Maurício Camisotti que foi preso na última sexta-feira (12).
Natural de Cianorte (PR), e filho de agricultores, Wilians se tornou um dos advogados mais influentes do Brasil. Ele também marca presença na mídia: dá constante entrevistas, palestras e, nas redes sociais, acumula milhões de seguidores.
Em seu livro “Loucura, Não. Coragem!”, o advogado narra sua trajetória e defende o uso do marketing como ferramenta essencial para profissionais que buscam destaque. Sua visibilidade o levou, inclusive, à capa da revista Forbes, se tornando o primeiro advogado a estampar a revista.
Wilians inclusive, coleciona prêmios e reconhecimentos. Veja lista:
- Cidadão Paulistano
- Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais
- Cidadão Bauruense
- Medalha Quinquagésima Quinta Legislatura - Rio Grande do Sul
- Congratulações e Aplausos da Câmara - Rio de Janeiro
- Cidadão Natalense
- LEADERS LEAGUE - Labor & Employment Large-Scale Labor Litigation / Recommended 2025
Casos de grande repercussão
Ao longo da carreira, Nelson Wilians representou clientes em disputas de alta visibilidade. Um exemplo foi sua atuação na defesa de Rose Miriam di Matteo, mãe dos filhos de Gugu Liberato, em processos relacionados à herança do apresentador.
Ele também participou de debates públicos sobre temas de interesse nacional, como a regulamentação das apostas esportivas (bets) e os instrumentos do Congresso e do Judiciário diante de ataques aos Três Poderes.
Envolvimento nas fraudes do INSS
Na última sexta-feira (12), Wilians também passou a ser alvo da Operação Sem Desconto e, durante o mandado de busca e apreensão, agentes da PF encontraram milhares em espécie, veículos de luxo como Ferrari, Porsche e Rolls-Royce
A PF encontrou ainda uma coleção obras de arte e esculturas eróticas nos endereços ligados ao advogado.
Outra frente de apuração envolve sua relação com o empresário Maurício Camisotti, também investigado. A defesa do advogado afirma que a relação entre eles é exclusivamente de cliente e advogado, sem qualquer vínculo societário.
Wilians, por sua vez, nega envolvimento em irregularidades. Sua defesa sustenta que ele não é alvo de investigação criminal, que as movimentações financeiras de seu escritório são compatíveis com a atuação empresarial e que todas as transações são legais e declaradas.
Em nota à CNN, o advogado declarou que está colaborando com as autoridades e que confia na conclusão das investigações.


