Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem são os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal)

    Corte é composta por 11 membros e todos precisam ser indicados pelo presidente da República

    Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília
    Prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

    Jéssica Otoboni,

    da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    O Supremo Tribunal Federal (STF) é composto por 11 ministros. Além de ser indicado pelo presidente da República, para poder entrar na Casa é preciso ser brasileiro, ter mais de 35 anos e menos de 65 anos, ter amplo conhecimento jurídico, além de uma boa reputação, sem qualquer acusação ou suspeita.

    Uma vez que a indicação é aprovada pelo Senado e a posse é confirmada, o ministro pode permanecer no STF até completar 75 anos.

    Assista e leia também:
    Entenda o processo de escolha dos juízes do Supremo Tribunal Federal (STF)
    Quem são os próximos ministros a deixar o STF

    Atualmente, a composição é a seguinte:

    Luiz Fux, 69 anos (presidente)

    O ministro do STF Luiz Fux
    O ministro do STF Luiz Fux / Fellipe Sampaio/SCO-STF (10.set.2020)

    Nascido na cidade do Rio de Janeiro (RJ), Fux é doutor em Direito Processual Civil e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de 2001 a 2011, e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) de 1997 a 2001. É ministro do STF desde março de 2011 e presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fevereiro a agosto de 2018. Foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff.

    Rosa Weber, 73 anos (vice-presidente)

    A ministra do STF Rosa Weber
    A ministra do STF Rosa Weber / Nelson Jr./SCO STF (9.set.2020)

    Nascida em Porto Alegre (RS), Weber é formada em Ciências Jurídicas e Sociais e autora de diversos artigos. Foi ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de fevereiro de 2006 a 2011, e presidente do TSE de 2018 a 2020. É ministra do STF desde dezembro de 2011. Foi indicada por Dilma.

    Kassio Nunes Marques, 50 anos

    O ministro Kassio Nunes Marques
    O ministro Kassio Nunes Marques / Fellipe Sampaio/STF (5.nov.2020)

    Ele nasceu em Teresina (PI), se formou em Direito e se especializou em Processo e Direito Tributário. Ocupou diversos cargos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí, tornou-se juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e, em 2011, assumiu o cargo de desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). É ministro do STF desde novembro de 2020 e foi indicado por Jair Bolsonaro. Ocupou a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou em outubro do mesmo ano.

    André Mendonça, 49 anos

    O advogado-geral da União André Mendonça
    André Mendonça  / Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

    Natural de Santos, no litoral paulista, o advogado, pastor e ex-ministro da Justiça é formado pela Faculdade de Direito de Bauru, no interior de São Paulo. Tem também o título de doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.

    Gilmar Mendes, 66 anos

    O ministro do STF Gilmar Mendes
    O ministro do STF Gilmar Mendes / Carlos Moura/SCO-STF (12.fev.2020)

    Nascido em Diamantino (MT), Gilmar formou-se em Direito e atuou como procurador da República em alguns processos do STF, de outubro de 1985 a março de 1988. Foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil de 1996 a 2000, e Advogado-Geral da União de janeiro de 2000 a junho de 2002, ano em que se tornou ministro do STF. Presidiu a Corte de 2008 a 2010 e foi indicado por FHC.

    Ricardo Lewandowski, 74 anos

    O ministro do STF Ricardo Lewandowski
    O ministro do STF Ricardo Lewandowski / Rosinei Coutinho/SCO-STF (5.dez.2019)

    Nascido no Rio de Janeiro (RJ), ele se formou em Ciências Políticas e Sociais e em Ciências Jurídicas e Sociais. É mestre, doutor e livre-docente em Direito do Estado. Entrou na magistratura como Juiz do Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo, e foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça paulista. É ministro do STF desde março de 2006 e presidiu a Corte de 2014 a 2016. Foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    Cármen Lúcia, 68 anos

    A ministra do STF Cármen Lúcia
    A ministra do STF Cármen Lúcia / Carlos Moura/SCO-STF (7.nov.2019)

    Nascida em Montes Claros (MG), Cármen Lúcia é formada em Direito, mestre em Direito Constitucional e especialista em Direito de Empresa. Ao longo da carreira, atuou como advogada, procuradora do Estado de Minas Gerais e professora. É ministra do STF desde junho de 2006 e presidiu a Corte de 2016 a 2018. Foi indicada por Lula.

    Dias Toffoli, 54 anos

    O ministro do STF Dias Toffoli
    O ministro do STF Dias Toffoli / Nelson Jr./SCO-STF (5.ago.2020)

    Toffoli nasceu em Marília (SP) e se formou em Direito. Atuou como Advogado-Geral da União de 2007 a 2009, e como presidente do TSE de 2014 a 2016. É ministro do STF desde outubro de 2009 e presidiu a Corte de 2018 a 2020. Foi indicado por Lula.

    Luís Roberto Barroso, 64 anos

    O ministro do STF Luís Roberto Barroso
    O ministro do STF Luís Roberto Barroso / Nelson Jr./SCO-STF (23.out.2013)

    Nascido em Vassouras (RJ), Barroso é bacharel e mestre em Direito, doutor em Direito Público e livre-docente. Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro e assessor jurídico da Secretaria de Justiça do Estado do RJ, e é autor de vários livros. Ministro do STF desde junho de 2013, foi indicado por Dilma.

    Edson Fachin, 64 anos

    O ministro do STF Edson Fachin
    O ministro do STF Edson Fachin / Rosinei Coutinho/SCO-STF (27.nov.2019)

    Fachin nasceu em Rondinha (RS) e se formou em Direito. É mestre e doutor em Direito das Relações Sociais. Ao longo da carreira, atuou como professor, advogado e procurador do Estado do Paraná. Membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, Fachin é ministro do STF desde junho de 2015. Foi indicado por Dilma.

    Alexandre de Moraes, 53 anos

    O ministro do STF Alexandre de Moraes
    O ministro do STF Alexandre de Moraes / Rosinei Coutinho/SCO-STF (20.fev.2020)

    Nascido em São Paulo (SP), Alexandre de Moraes é formado em Direito e doutor em Direito do Estado. Exerceu os cargos de secretário municipal de Transportes de São Paulo, secretário de Estado da Segurança Pública de SP e ministro substituto no TSE. É ministro do STF desde março de 2017 e foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer.

    Mandato do presidente do STF

    O presidente do STF, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça, e o vice-presidente são eleitos pelo Plenário da Casa e têm mandatos de dois anos.

    Segundo o Regimento Interno do STF, isso deve ser feito na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do fim do mandato do presidente atual.

    Turmas do STF

    O STF conta com duas turmas, cada uma composta por cinco ministros e presidida pelo membro mais antigo do grupo. A formação dura um ano, até que todos os integrantes tenham ocupado a presidência, na ordem decrescente de idade.

    Atualmente, as composições são as seguintes:

    Primeira Turma

    Cármen Lúcia (presidente), Dias Toffoli, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

    Segunda Turma

    Kassio Nunes Marques (presidente), Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e André Mendonça.

    Mais Recentes da CNN