Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Renan Calheiros deve apresentar requerimento para abertura de CPI da Braskem nesta quinta (14)

    Empresa foi responsável pelo afundamento de solo em ao menos cinco bairros da cidade de Maceió (AL)

    Senador Renan Calheiros (MDB-AL)
    Senador Renan Calheiros (MDB-AL) Waldemir Barreto/Agência Senado

    Ana Patrícia Alvesda CNN*

    em Brasília

    O senador Renan Calheiros (MDB-AL) deve apresentar nesta quinta-feira (14) um requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Braskem no Senado Federal.

    A petroquímica foi responsável pelo afundamento de solo em ao menos cinco bairros da cidade de Maceió (AL) no começo de 2023.

    Após reunião de líderes, o parlamentar informou a jornalistas que já tem 43 assinaturas de senadores no documento.

    Renan Calheiros disse que Maceió teve “o maior crime ambiental urbano do mundo, em função de uma mineração irresponsável e ditada pela necessidade de lucros selvagens.”

    O senador citou “afundamento e subsidência” de vários bairros de Maceió, decorrentes das atividades da empresa.

    Segundo Renan Calheiros, a conferência das assinaturas será feita na próxima semana pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Após a conferência, deverá ser aberto um prazo para que os líderes indiquem seus representantes, afirmou o senador.

    Em julho, a Braskem anunciou que acertou acordo com Maceió para pagamento de R$ 1,7 bilhão relacionado a indenização, compensação e ressarcimento da cidade por conta dos danos causados. Procurada, por meio de sua assessoria de imprensa, a Braskem não se manifestou sobre o assunto.

    Em nota, a Braskem afirma que “vem implementando ações para resolver o tema de forma definitiva desde o início, e em conformidade com os acordos assinados com as autoridades competentes. Estão sendo realizadas ações junto às comunidades dos bairros afetados e diálogos constantes com todos os envolvidos.”

    *Sob supervisão de Brenda Silva