Messias não cita Lula em Marcha para Jesus, mas leva carta a organizadores

À CNN, Messias disse que separou momentos "espiritual" e "insititucional"; afirmou também que "evento não é político"

Danilo Moliterno, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

O advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governo na Marcha para Jesus na capital paulista, nesta quinta-feira (19). No palco do evento, não fez menção ao mandatário ou à gestão federal, mas na sequência entregou uma carta com palavras do petista aos organizadores da celebração.

Em entrevista à CNN, Messias indicou que a participação no palco — que durou cerca de dois minutos — foi um momento "espiritual", e o encontro com os organizadores, "institucional. O ministro preferir separar as ocasiões e afirmou que o evento "não é político".

"Fiz questão de no palco levar uma mensagem religiosa. A Marcha é para Jesus e não um evento político. É assim que nós pensamos. O homem não deve ocupar o lugar de Jesus", disse à CNN.

Este é o terceiro ano seguido em que o evangélico Messias, que tem status de ministro na Esplanada, representa Lula no evento — ou seja, em todos os anos do mandato atual até aqui. Confira trecho inicial da fala do AGU:

"Posso dizer para vocês que tive dias bons e ruins, mas Deus sempre foi Deus, nunca me faltou. Estamos aqui para louvar em espírito e verdade a palavra do nosso Deus. A ele toda honra e glória seja dada. Deus é o Deus de ontem, hoje e sempre. E é ele que hoje estaremos aqui louvando e adorando", disse.

A carta entregue aos organizadores contém o mesmo texto de uma nota divulgada pelo governo nesta tarde. Na redação, Lula afirmou que não pôde comparecer à celebração por "compromissos de governo" e informa que pediu a Messias que representasse a gestão federal na ocasião.

"Ele [Messias] leva consigo o meu abraço fraterno e a certeza de que seguimos juntos, trabalhando com fé e coragem para fazer o que de melhor sabemos fazer: cuidar do povo brasileiro", escreveu.

Lula ainda destaca na comunicação que sancionou em 2009 a lei que instituiu o Dia Nacional da Marcha para Jesus. "Vejo com esperança como essa celebração cresceu e se tornou um símbolo de unidade, paz e compromisso com os valores cristãos: a compaixão, a misericórdia, o respeito às diferenças e o amor ao próximo", completou.