Eleições 2022

Serra declara voto em Lula no segundo turno

Em posicionamento, obtido pela CNN, tucano histórico diz que votará em Tarcisio de Freitas para o governo de São Paulo

Gustavo Uribe, da CNN
Compartilhar matéria

O senador e ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) decidiu apoiar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa eleitoral.

O tucano disputou duas vezes a Presidência da República contra o PT. A primeira delas em 2002 contra Lula. E a segunda vez em 2010 contra Dilma Rousseff.

Em nota, obtida pela CNN, o tucano afirma que, “diante das alternativas postas”, votará em Lula. E que, para o governo de São Paulo, prefere a candidatura de Tarcísio de Freitas, do Republicanos.

“Não vou me alongar sobre o tema. Diante das alternativas postas, votarei em Lula. E, pela mesma razão, em São Paulo, meu voto será em Tarcísio de Freitas”, afirmou o senador.

Em busca de uma frente ampla, a campanha petista já havia procurado Serra no primeiro turno. Segundo relatos feitos à CNN, o contato foi feito pelo candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que já foi filiado ao PSDB.

A executiva nacional do PSDB decidiu liberar os diretórios estaduais da legenda na campanha presidencial deste ano.

Em conversa com a CNN, o ex-governador de São Paulo João Doria decidiu permanecer neutro no segundo turno, assim como a senadora Mara Gabrilli.

O senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE) anunciou apoio a Lula, enquanto o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decidiu pela reeleição de Jair Bolsonaro, do PL.