Tarcísio debate “Plano de Reconstrução” com secretariado em São Sebastião

A ideia é que se inicie a discussão do que vem sendo chamado de “Plano de Reconstrução” para a região, que segundo fontes do governo de SP

Caio Junqueira
Trecho de rodovia em São Sebastião que desapareceu no meio do deslizamento de terras  • Governo de São Paulo
Compartilhar matéria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, convocou uma reunião ampliada de seu secretariado para esta quinta-feira em São Sebastião, litoral norte do estado afetado pelas chuvas que mataram até agora 48 pessoas.

A ideia é que se inicie a discussão do que vem sendo chamado de “Plano de Reconstrução” para a região, que segundo fontes do governo de SP, deve envolver desde ações emergências, em especial na área social, até no médio e longo prazo, como melhorias na infraestrutura local.

Já foram convocados para a reunião os secretários da Casa Civil, Assistência Social, Fazenda, Habitação e Meio Ambiente Infraestrutura e Logística.

Uma das medidas em discussão é um auxílio-aluguel para os desabrigados, estimados hoje em 1500 pessoas. Mas tem havido dificuldades em localizar imóveis para alugar, tendo em vista o feriado de Carnaval. Outra medida é o cadastramento de terrenos para a construção de casas em lugares seguros na região, o que também apresenta dificuldades em razão de haver poucas áreas planas e a impossibilidade pelo plano diretor de construir prédios altos.

No longo prazo, está previsto um Programa Parceria Público-Privado para a manutenção dos taludes, instalação de infraestrutura de macrodrenagem para evitar o desabamento e o alagamento e operação e manutenção do trecho rodoviário com algumas obras de ampliação de capacidade. Essa PPP deve ser lançada no próximo ano com investimentos por volta de R$ 2 bilhões.