TCU fará "pente-fino" para abastecer investigações sobre emendas

Tribunal de Contas da União vai analisar detalhadamente os recursos de emendas parlamentares individuais de transferência especial para subsidiar apurações. A apuração é de Teo Cury no CNN 360º

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O Supremo Tribunal Federal determinou a abertura de um novo inquérito da Polícia Federal para investigar o destino das emendas parlamentares individuais de transferência especial, conhecidas como "emendas Pix". A medida visa estabelecer maior transparência e rastreabilidade no uso dos recursos públicos.

A investigação envolve cerca de R$ 700 milhões em recursos, com foco especial em casos onde há ausência de plano de trabalho, um dos principais requisitos estabelecidos em acordo firmado no ano anterior.

O Tribunal de Contas da União realizará uma análise minuciosa para fornecer subsídios às investigações da Polícia Federal nos estados. A apuração é de Teo Cury no CNN 360º.

A questão das emendas parlamentares tem gerado desgaste entre as instituições. As "emendas Pix" tornaram-se a principal escolha dos parlamentares após a declaração de inconstitucionalidade do chamado orçamento secreto, decisão que foi referendada pelos ministros do STF.

O caso, anteriormente sob responsabilidade de Rosa Weber, agora está sob condução de Flávio Dino, que busca garantir uma execução orçamentária mais transparente e previsível nas esferas federal, estadual e municipal. As determinações visam estabelecer critérios claros para a utilização dos recursos públicos.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.