TRE-SP determina remoção de post de Rodrigo Garcia sobre Tarcísio de Freitas
Segundo juíza Maria Claudia Bedotti, o material sobre escola integral foi retirado de contexto e pode gerar desinformação
A juíza Maria Claudia Bedotti, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, determinou nesta terça-feira (20) que o Twitter remova uma publicação veiculada pela campanha de Rodrigo Garcia (PSDB) em que Tarcísio de Freitas (Republicanos), seu adversário na disputa pelo governo de São Paulo, faz comentários em que aparenta criticar o ensino integral.
A decisão liminar atendeu a um pedido da campanha de Tarcísio, que argumenta que a postagem da campanha de Rodrigo Garcia “faz com que ele pareça criticar o mero conceito de escola de tempo integral, o que é uma inverdade manifesta”.
Segundo Maria Claudia Bedotti, a fala do candidato foi retirada de contexto. “Com efeito, os elementos que instruem o pedido comprovam que a postagem impugnada veicula uma fala do candidato representante de forma totalmente descontextualizada, com o inequívoco propósito de induzir o eleitorado a crer que ele critica a escola em período integral”, diz a juíza na decisão.
Segundo a juíza, a divulgação do conteúdo configura possibilidade de desinformação do eleitorado. Ela deu 24 horas para que o material seja removido. “Trata-se, pois, de propaganda em desconformidade com a legislação eleitoral, porquanto veicula fato sabidamente inverídico e gravemente descontextualizado, do que decorre a plausibilidade do direito invocado, ao passo que o periculum in mora é inequívoco, diante da manifesta possibilidade de desinformação do eleitorado enquanto não removida a postagem com conteúdo mentiroso.
Procurada, a campanha de Rodrigo Garcia disse que post já foi apagado, sem comentar o caso.
A campanha de Tarcísio disse a decisão judicial constata como a campanha de Rodrigo tem usado ataques para promover informações falsas.
“O reconhecimento da justiça é mais uma constatação de como a campanha de Rodrigo Garcia tem se valido de todo tipo de ataque, inclusive aqueles que propagam informação falsa, para enganar o eleitor, uma conduta lamentável para todos. Tarcísio segue reforçando e defendendo que a campanha eleitoral ocorra no âmbito do debate de ideias e propostas, porque é isso que efetivamente interessa ao eleitor e é isso que vai melhorar a vida das pessoas.”
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.