Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    TSE divulga lista que define tempo eleitoral dos presidenciáveis

    Número de deputados que compõem as alianças define 90% da divisão do tempo de propaganda; Lula e Bolsonaro lideram lista

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, nesta sexta-feira (12), lista com a representatividade na Câmara dos Deputados das chapas que disputam a Presidência.

    A tabela é utilizada para a divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. O tamanho das bancadas define 90% do cálculo. Basicamente, quantos mais deputados, mais minutos tem o candidato à presidência.

    A chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aquela com maior bancada. PT, PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV, totalizam 141 deputados.

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece logo na sequência. PL, PP e Republicanos somam 101 deputados. Simone Tebet (MBD), que tem aliança com PSDB, Podemos e Cidadania, se apresenta com 88 deputados.

    Como é realizado o cálculo?

    Os minutos reservados ao horário eleitoral são distribuídos da seguinte forma: 90% são proporcionais ao tamanho da bancada de deputados do partido eleita em 2018 ou chapa dos candidatos, e os 10% restantes são repartidos de forma igualitária.

    Às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, os candidatos à Presidência terão 25 minutos por dia, divididos em duas janelas, para a exibição de suas propagandas na TV e no rádio. O tempo é distribuído entre os candidatos. As propagandas dos candidatos aos demais cargos são exibidas nos horários eleitorais dos demais dias da semana.

    O horário eleitoral gratuito será exibido às 13h e às 20h nos canais de televisão. Nas emissoras de rádio, as exibições são feitas às 7h e às 12h.

    Além disso, os partidos têm direito às inserções avulsas, ou “pílulas”, de 30 a 60 segundos distribuídas durante a programação. Os veículos reservarão 14 minutos diários, entre as 5h e a meia-noite, para que os presidenciáveis veiculem os materiais.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.