Twitter suspende conta de Luciano Hang por violação de regras

Medida acontece após ordem judicial; empresário afirma que foi suspenso por compartilhar vídeo sobre vacinação infantil contra a Covid-19

Luciano Hang, dono das lojas Havan, afirma que está em contato com o Twitter para reativação de sua conta
Luciano Hang, dono das lojas Havan, afirma que está em contato com o Twitter para reativação de sua conta Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Douglas PortoGiulia AlecrimHenrique Andradeda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Twitter suspendeu nesta quarta-feira (12) a conta do empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, por violação das regras da plataforma. O bloqueio foi motivado por uma ordem judicial.

Ao ser aberto o link de sua página, é mostrada a seguinte informação:

Página da conta de Luciano Hang após suspensão/Reprodução/Twitter

Procurado pela CNN, o Twitter informou que “bloqueou a referida conta (@LucianoHangBr) uma vez que a ordem judicial que requer seu bloqueio na plataforma segue em vigor”. A rede social vem sofrendo pressão para combater a disseminação de fake news no Brasil.

Em nota à imprensa, o empresário afirma que teve sua conta suspensa “pelo compartilhamento de um vídeo do dr. José Augusto Nasser, que é neurocientista e cirurgião neurológico, PHD, mestre e doutor em neurociências, falando sobre a vacinação de crianças”.

Hang é investigado no inquérito das fake news, instaurado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março de 2019, que é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes, para apurar a existência de uma suposta rede de produção e propagação de notícias falsas entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em depoimento à CPI da Pandemia, em setembro do ano passado, o empresário negou que tenha financiado notícias falsas e alegou que não colaborou com o chamado “gabinete paralelo”, uma suposta organização com apoiadores de Bolsonaro.

Veja a íntegra da nota enviada pelo empresário Luciando Hang:

“O empresário Luciano Hang, esclarece que a suspensão da sua conta no Twitter, nesta quarta-feira, 12, se deu pelo compartilhamento de um vídeo do dr. José Augusto Nasser, que é neurocientista e cirurgião neurológico, PHD, mestre e doutor em neurociências, falando sobre a vacinação de crianças. O assunto estará no Senado nesta sexta-feira, 14, em um debate sobre o passaporte sanitário.

Sobre o ocorrido, Hang comenta: “Estamos vivendo momentos estranhos na sociedade, onde você não pode ter liberdade de pensamento e expressão. Um absurdo! Não é possível que se tenha uma única verdade e que você não possa questioná-la. Agora não podemos mais compartilhar informações para as pessoas tomarem suas próprias decisões?”, indaga.

Ele ainda informa que a sua equipe está em contato com a plataforma para que a sua conta seja ativada o mais rápido possível. E ainda diz que continuará lutando pela liberdade de expressão e pelo direito ao contraditório.”

 

Mais Recentes da CNN