Eleições 2022

União Brasil confirma candidatura de Soraya Thronicke a presidente nesta sexta (5)

Partido é dono da maior fatia do fundo partidário; Luciano Bivar, presidente do partido, desistiu de concorrer ao Planalto  

Da CNN
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), durante pronunciamento
Soraya Thronicke é advogada e está no primeiro mandato como senadora  • Roque de Sá/Agência Senado
Compartilhar matéria

O União Brasil confirma nesta sexta-feira (5), em São Paulo, a candidatura da senadora Soraya Thronicke (MS) a presidente. A convenção está marcada para as 10h na zona sul da capital paulista. O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro.

Resultado da fusão do DEM com o PSL, o União Brasil tinha como pré-candidato Luciano Bivar, presidente do partido, mas ele anunciou a desistência no último domingo (31), informação antecipada pela analista de política da CNN Thais Arbex.

Em maio, a legenda abandonou negociações com o MDB e o PSDB para a articulação de uma candidatura única. Emedebistas e tucanos acabaram formando a chapa Simone Tebet (MDB)-Mara Gabrilli (PSDB), que conta com o apoio do Cidadania.

Como informou a analista de política da CNN Basília Rodrigues, o União Brasil é dono da maior fatia do fundo partidário, com mais de R$ 1 bilhão para investir nestas eleições -- a legenda foi procurada por vários partidos, inclusive pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na última terça-feira (2), em entrevista à CNN, Bivar reforçou que a senadora Soraya seria a candidata do partido. No mesmo dia, a pré-candidatura dela foi confirmada.

Na segunda-feira, a parlamentar disse que estava à disposição do partido. “Sou intensa e estou de cabeça, corpo e alma na política”, declarou à CNN.

Soraya nasceu em Dourados (MS), é advogada e tem 49 anos. Está em seu primeiro mandato como senadora. Elegeu-se em 2018 pelo PSL apoiando Jair Bolsonaro, que também estava no partido. Antes, a parlamentar foi filiada ao Novo.

Debate 

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro. 

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais. 

Fotos – Os candidatos a presidente em 2022

Publicado por Wellington Ramalhoso