União Brasil pode deixar governo antes do PP

Conforme apuração do analista de Política Pedro Venceslau, no CNN 360°, mesmo após formarem federação partidária, União Brasil e PP podem ter estratégias diferentes em relação ao governo. Reunião decisiva acontecerá na próxima terça-feira

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O União Brasil pode se antecipar ao PP (Progressistas) e deixar o governo antes mesmo de seu parceiro de federação partidária. A decisão deve ser tomada em uma reunião marcada para a próxima terça-feira (2), quando a bancada do partido se reunirá para discutir o tema. A apuração é de Pedro Venceslau no CNN 360°.

Embora os dois partidos tenham oficializado uma federação na semana passada - um compromisso que os obriga a atuarem juntos nas eleições de 2026 e 2028, além de manterem alinhamento no Congresso Nacional - cada legenda poderá adotar estratégias próprias em relação à ocupação de espaços políticos no governo.

ACM Neto, recém-promovido a vice-presidente do União Brasil, lidera o movimento pelo desembarque do partido do governo. Na reunião, ele apresentará uma proposta de resolução exigindo que todos os integrantes da legenda deixem seus cargos ou se declarem independentes.

A iniciativa conta com o apoio de Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e de Ciro Nogueira, presidente nacional do PP. No entanto, outras lideranças influentes, como o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o deputado Arthur Lira (PP-AL), que administram os espaços de seus respectivos partidos no governo, apresentam resistência à ideia.

Cargos em jogo

Atualmente, o PP controla o Ministério do Esporte, sob comando de André Fufuca, além de posições estratégicas na Caixa Econômica Federal, consideradas de grande peso político. Já o União Brasil ocupa três ministérios: Turismo com Celso Sabino, Comunicações com Frederico de Siqueira Filho, e Desenvolvimento Regional com Waldez Góes.

Uma ala governista defende que a decisão sobre a permanência no governo seja postergada para o final do ano, considerando que em abril de 2024 diversos ocupantes de cargos precisarão se desincompatibilizar para disputar as eleições.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.