Valdemar: Tarcísio será bem-vindo, mas Bolsonaro que decidirá candidato

Segundo o presidente do PL, o governador de São Paulo sinalizou que deve se filiar ao partido, caso dispute a Presidência em 2026

Vitória Queiroz, da CNN, Ester Cauany, da CNN*, Brasília
Compartilhar matéria

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse em entrevista à CNN que o candidato do partido à presidência da República em 2026 será decidido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo está inelegível até 2030.

Segundo Valdemar, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sinalizou que deve se filiar ao PL, caso seja escolhido por Bolsonaro para disputar a presidência em 2026. O chefe do PL, porém, disse acreditar que o ex-presidente seja o candidato do partido no próximo ano.

"Foi ele [Tarcísio] que falou para mim que viria para o PL, se for candidato à presidência da República. Será muito bem-vindo, mas quem decide isso é o presidente Bolsonaro. Bolsonaro que vai decidir quem será nosso presidente e o candidato a vice-presidente. Quem ele apontar, será bem recebido pelo partido", disse.

O governador de São Paulo já descartou disputar o Palácio do Planalto em 2026 sem o apoio de Jair Bolsonaro (PL). Tarcísio tem sinalizado que segue candidato à reeleição ao governo do estado.

Bolsonaro já declarou que vai até "até o último segundo" com a candidatura nas eleições de 2026. Em 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, além de atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Posteriormente, Bolsonaro foi novamente condenado à inelegibilidade pela Corte Eleitoral por abuso de poder político e econômico durante o feriado de 7 de setembro de 2022, em meio à campanha eleitoral.