Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja as três vezes em que Lula subiu a rampa do Planalto após tomar posse

    Presidente assumiu cargo pela terceira vez neste domingo (1º); petista já ocupou a Presidência em 2003 e 2007

    Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto
    Cerimônia de posse do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

    Gabriel Fernedada CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto para assumir a Presidência da República, neste domingo (1º).

    Acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), Lula caminhou ao lado de oito pessoas que representavam diferentes membros da sociedade civil, que foram os responsáveis pela entrega da faixa presidencial.

    Durante o discurso, Lula se emocionou e precisou parar a fala ao relembrar a fome, pessoas em situação de rua, crianças pedindo esmola e fora da escola e os desempregados. Ele também disse que a ninguém interessa um país que esteja permanentemente em pé de guerra.

    Em 2002, Lula superou José Serra no segundo turno, com 61,27% dos votos. Já em 2006, foi reeleito com 60,83%, ficando a frente de seu atual vice, Geraldo Alckmin.

    Em 1º de janeiro de 2003, assumiu o cargo junto com José de Alencar, que se tornou vice-presidente.

    No evento daquele ano, Lula subiu a rampa com sua então esposa Marisa Letícia. A faixa foi entregue por Fernando Henrique Cardoso, que deixou o cargo após dois mandatos.

    Durante o discurso, que durou aproximadamente 44 minutos, o petista enfatizou a mudança que a população buscava após vencer a eleição, falando do esgotamento de um modelo econômico, do combate à corrupção e a defesa da ética perante o Estado.

    / Célio de Azevedo/Agência Senado

    O presidente de Cuba Fidel Castro e o presidente da Venezuela Hugo Chávez foram algumas autoridades presentes.

    Reeleito, voltou a participar da cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2007, novamente com José de Alencar como vice.

    Voltou a subir a rampa do Palácio do Planalto e receber a faixa presidencial para um segundo mandato.

    Na época, após desgaste sofrido por conta do Mensalão, o discurso contou com agradecimentos a população, a seu vice e a primeira-dama Marisa, e teve um aceno ao Congresso Nacional.

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, durante a solenidade de posse realizada em 2007 / DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO