Eleições 2022

Veja como ficaram as bancadas eleitas para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais

PT faz o maior número de deputados estaduais para a próxima legislatura, de 2023 a 2026; PL é o segundo com mais representantes

Salma Freua, Beatriz Araújo e Vital Neto, Em São Paulo
almg
Assembleia Legislativa de Minas Gerais  • Guilherme Bergamini/Arquivo ALMG
Compartilhar matéria

Na eleição para deputado estadual em Minas Gerais, no último domingo (2), o PT foi o partido que conquistou mais cadeiras: 12 das 77 da Assembleia Legislativa do estado. Em seguida, vem PL e PSD, com nove parlamentares cada.

O PP conseguiu seis lugares; e o PV, quatro. Patriota, Cidadania, Avante, PMN, PSC, União Brasil e Republicanos ficaram com três vagas cada um; MDB, Novo, PDT e Rede, com duas; DC, PCdoB, Podemos, Pros, PSB, PSDB, PSOL e Solidariedade conseguiram um assento cada.

Em 2018, o PT também havia conseguido eleger mais deputados estaduais em Minas: foram dez na ocasião. Enquanto o partido elevou o número de parlamentares em 2022, o MDB e o PSDB, que haviam ficado em segundo lugar, com sete eleitos cada há quatro anos, caíram desta vez.

MDB e PSDB elegeram cinco e dois deputados estaduais a menos, respectivamente, em Minas Gerais, em 2022.

O Novo, do governador Romeu Zema, que foi reeleito, também caiu em relação a 2018: de três para dois deputados.

O número total de partidos com representantes no Legislativo mineiro caiu de 28 em 2018 para 24 em 2022.

Os três deputados estaduais mais votados no estado este ano foram, pela ordem, Bruno Engler (PL), Beatriz Cerqueira (PT) e Cássio Soares (PSD), todos reeleitos.