Voo solo de Eduardo Bolsonaro nas eleições de 2026 preocupa direita

Apuração de Pedro Venceslau, no CNN Arena, mostra que articulações em diversos estados estão paralisadas devido à indefinição sobre candidatura presidencial, enquanto Eduardo Bolsonaro sinaliza possível disputa por partido menor

Da CNN
Compartilhar matéria

A possibilidade do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disputar a eleição presidencial de 2026 por um partido menor tem gerado apreensão entre lideranças e parlamentares da direita. A movimentação política do deputado federal, que não deve ocorrer pelo PRTB, levanta preocupações sobre uma potencial divisão no campo conservador. A apuração é de Pedro Venceslau no CNN Arena.

A principal inquietação reside no fato de que uma candidatura independente de Eduardo Bolsonaro poderia fragmentar o eleitorado de direita, dificultando a consolidação de um candidato único do campo conservador. Esta divisão, segundo análises políticas, poderia beneficiar o presidente Lula (PT) em uma eventual disputa eleitoral.

A indefinição sobre a candidatura presidencial tem provocado um efeito cascata na articulação política em diversos estados. Em Minas Gerais, por exemplo, a situação é particularmente complexa, com o PSD aguardando definições sobre apoios e alianças antes de tomar decisões sobre candidaturas ao governo estadual.

O cenário de incerteza se estende a outras regiões importantes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Enquanto as definições sobre a candidatura presidencial não se concretizam, as articulações políticas nos estados permanecem praticamente paralisadas, permitindo que forças de esquerda avancem em suas estratégias eleitorais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.