Waldez Goés diz que governo está "mobilizado" em apoio a Juiz de Fora
Cidade mineira foi atingida por fortes chuvas na madrugada desta terça-feira (24)
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Góes, afirmou, nesta terça-feira (24), que o governo federal está "mobilizado" em apoio à cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, que foi atingida por fortes chuvas nesta madrugada.
"Em nome do presidente @LulaOficial, estamos mobilizados desde a madrugada em apoio ao povo mineiro em Juiz de Fora/MG, para socorro e ajuda humanitária à população do município, atingido por fortes chuvas na região", escreveu o ministro no X.
Ele destacou ainda que equipes da Defesa Civil estão em deslocamento para atuar "em conjunto com as autoridades locais e adotar todas as providências necessárias nessa situação de calamidade".
Em nome do presidente @LulaOficial, estamos mobilizados desde a madrugada em apoio ao povo mineiro em Juiz de Fora/MG, para socorro e ajuda humanitária à população do município, atingido por fortes chuvas na região.
— Waldez Góes (@waldezoficial) February 24, 2026
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, também se manifestou sobre a tragédia. Segundo ele, "este é um momento que exige sensibilidade, responsabilidade e a presença efetiva do poder público".
"Como mineiro e servidor público, manifesto minha solidariedade e reafirmo meu compromisso de acompanhar de perto as ações de apoio e assistência", acrescenta o ministro.
Recebo com profunda tristeza as notícias que chegam de Juiz de Fora e de toda a região da Zona da Mata Mineira. Meu coração está com cada família que enfrenta a dor da perda, com aqueles que seguem desaparecidos e com todos que foram atingidos por essa tragédia.
Como mineiro e…
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) February 24, 2026
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que "vive um dia triste" e prestou solidariedade "às famílias das vítimas e a todos os atingidos pelas chuvas na Zona da Mata, em Juiz de Fora e Ubá".
Minas vive um dia triste. Minha solidariedade às famílias das vítimas e a todos os atingidos pelas chuvas na Zona da Mata, em Juiz de Fora e Ubá. O Governo de Minas atua desde as primeiras horas com a Defesa Civil, Bombeiros e PM. Em caso de risco, busque local seguro e ligue 199
— Romeu Zema (@RomeuZema) February 24, 2026
Calamidade pública
Em nota, a prefeitura anunciou que, até o momento, 16 pessoas morreram por conta das fortes chuvas.
As mortes foram registradas nos seguintes endereços da cidade:
- quatro óbitos na Rua Natalino José de Paula, no bairro JK;
- quatro óbitos na Rua Orville Derby Dutra, no bairro Santa Rita.
- dois óbitos na Rua João Luís Alves, Vila Ideal;
- um óbito na Rua José Francisco Garcia, no bairro Lourdes;
- um óbito na Rua Eurico Viana, na Vila Alpina;
- um óbito na Estrada Athos Branco da Rosa, no bairro São Benedito;
- um óbito na Rua Jacinto Marcelino, Vila Olavo Costa.
A prefeitura ainda decretou Estado de Calamidade Pública na madrugada, após a tempestade que atingiu a cidade ter acumulado 584 milímetros de volume pluviométrico entre 22 e 24 de fevereiro.
De acordo com a administração municipal, fevereiro é o mês mais chuvoso já registrado na história do município, superando quatro vezes a média de chuvas comum para essa época.


